Pesquisar neste blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Religião Positrônica

Religião e Ciência sempre foram temas concomitantes, cientistas e sacerdotes são duas classes que baseados em suas respectivas "crenças" tentam sobrepujar uns aos outros.
E em ímpares momentos históricos essa suplantação aconteceu de fato, vos digo o que eu quero citar e onde eu quero chegar.

Mas antes disso quero fazer um comentário.

Determinadas passagens da história são objetos de estudo para melhor entendimento social, político, cultural e antropológico, mas, vocês acham que as idas pessoas que eram vivas durante essas passagens tinham consciência de que viviam um momento chave que posteriormente seria estudado? Me atrevo a dizer que não, se tem uma coisa que o xadrez me ensinou com maestria é que quem está por fora do jogo enxerga melhor do que os próprios jogadores, e quando não estamos falando de um jogo de xadrez e sim de uma consciência coletiva é difícil abstrair-se da situação.

Fim do comentário

Vamos falar sobre revolução industrial... Como em qualquer outra revolução, valores foram trocados, antes o homem que vivia de plantação e sentia necessidade apenas daquilo que realmente era necessário agora se via como mão-de-obra de recém-chegadas indústrias, só a partir do emprego é possível o desemprego, o homem do campo agora vinha para a cidade atrás de trabalho, e uma das conseqüências dessas inversões de valores é a nova concepção do sagrado, do divino.
A natureza e sua harmonia com ela, fatores que eram considerados sagrados foram deixados para trás, é válido lembrar que a revolução industrial afetou primeiro e com mais força os países onde aconteceu a reforma protestante, a partir da não influencia da igreja católica o caminho estava livre para a ebulição do industrial.
O que isso significa? Significa que deus foi deixado de lado -para voltar depois sim, a história nos ensina que ela é cíclica-.
Avanço tecnológico é a melhor tradução que temos da ciência, então dessa vez o avanço tecnológico (ciência) ganhou o braço de ferro.
Agora nós passamos por outra revolução, a revolução da informação. A informação borbulha e caminha de maneira invisível entre nós por redes sem fio -tudo isso graças é claro, à tecnologia, pois o retrato de todo momento histórico é forjado também a partir das tecnologias disponíveis no momento- nunca antes na história se teve tanta informação com tanta agilidade, onde entra a religião?
Em meio aos aplicativos criados todo dia para otimizar tarefas do nosso cotidiano surgem também os que visam o público de deus, os fiéis! Você muçulmano que tem que se virar cinco vezes por dia para a Meca agora conta com um aplicativo para Iphone que onde quer que você esteja, aponta o lado certo para o qual você deve prostrar-se, existe também um que manda em forma de mensagem de texto a sua oração direto para um servidor que se comunica com o muro das lamentações ou até um novo aplicativo para Iphone -também- que pode ajudar o fiel pecador a se confessar, tenho que lembrar que todos esses lançamentos são reconhecidos pelos seus órgãos sagrados, padres, sacerdotes ou o que quer que sejam que validam essa tecnologia apesar de sublinharem que elas não substituem a presença física.
Isso pode parecer uma bem-vinda aliança entre Religião e Ciência? Sim! Mas esperem, nesses casos os valores sagrados não foram atropelados pela tecnologia? Atropelados de tal forma que até os homens símbolos dessas religiões se curvaram diante da Ciência. Antes a água era abençoada através de orações e rezas feitas por padres ou pastores, depois o mesmo efeito podia ser obtido pelo atalho da televisão ou rádio, de maneira absurda as pessoas colocavam o copo ao lado da sua T.V. ou rádio e esperavam, daqui a pouco também poderei obter o mesmo efeito através de uma pagina no YouTube? Acho que sim.


Uma vida longa e próspera, beijos nas suas vidas e AMÉM!

Um comentário:

  1. PRECISO mencionar sobre um livro do autor Marcos Tadeu Cardoso intitulado de A VERDADEIRA FACE DOS LIDERES RELIGIOSOS, demias esse livro... Ele fala e desmascara o Bispo Edir Macedo e profeta William M. Branham. O autor desmascara e fala da corrupção e da manipulação dos fiéis, ele está disponibilizado gratuitamente no 4shared.
    O web site dele é
    http://marcostadeucardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir