Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

Equações

Todo e qualquer momento é uma oportunidade para pensar. É isso que os pensadores fazem.
Um costume colocado pouco em prática nos tempos atuais: A produção de conteúdo intelectual, conjecturas, divagações, a partir de situações do cotidiano.

Às vezes me pego absorto nesse tipo de atividade...

Detesto analogias e forças de expressão!
Elas servem para simplificar situações complexas e excluir aspectos importantes que devem ser levados em consideração.
Certa vez já tentaram usar o gosto dos alimentos pra me explicar as relações humanas. Algo como "ninguém pode ser doce o tempo todo." Cada uma...

Mas gosto de comparar momentos do meu dia, ou praticamente todos eles, com equações, onde cada variável influenciará no resultado final. Explico como uma simples situação pode se transformar num quase complexo polinômio.

Todo dia eu faço o caminho de ida e volta da casa para o trabalho de carro. No meu mundo ideal eu posso voltar com os vidros abertos tomando vento. Fico feliz igual um cachorro, dá pra fazer ondas imaginárias com as mãos, enfim...

A grosso modo minha equação fica assim: DIA FRESCO+VIDROS ABERTOS+VELOCIDADE IDEAL PARA TOMAR VENTO = ACÁCIO FELIZ

Dia desses eu peguei uma chuva... Numa situação dessas deveria ser possível andar com os vidros quase totalmente fechados, já que uso canaletas (Elas também entram na equação. Você perde em beleza, mas pode andar com o vidro pelo menos uns quatro dedos abertos em dias de chuva sem se preocupar com as gotas invasoras). Porém, era um dia chuvoso e abafado, o que fazer?

Os vidros fechados me deixariam no fornomóvel, os vidros abertos deixariam tudo encharcado e sou chato o suficiente pra me sentir incomodado com a queda de potência do motor com o ar-condicionado ligado (do tipo que fica ligando e desligando o ar em diferentes situações só pra tentar fazer a conta de quanto eu perco em rendimento, coisa de maluco mesmo).

Taí! Pior do que as equações da vida, são as equações que nunca serão resolvidas. Não existia uma combinação possível de variáveis que me permitisse voltar para casa feliz. No dia eu tomei um pouco de chuva, andei um pouco dentro do forno e um pouco também com o ar-condicionado ligado. Só pelo conhecimento empírico do resultado em cada uma das situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário