Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nostalgia virtual

Todo pensamento cunhado na pedra da nostalgia é perigoso e, quase sempre, falso!

O futebol não era melhor, os jogos de videogame não eram mais criativos (esses talvez sim), os eletrodomésticos não eram mais duráveis, e por ai vai...

Até os itens mais recentes têm um passado célebre. Mesmo a internet, que eu considero uma entidade, viveu seus tempos áureos. Mas com a internet eu acho que tô certo.

E acreditem.... A INTERNET JÁ FOI UM LUGAR LEGAL! LEGAL PRA CARALHO!

Tive contato com ela desde muito cedo, eu tinha uns onze ou doze anos de idade, ou seja.... Early's 90.
Conexão discada. Chegamos a ter duas linhas telefônicas em casa, já que uma vivia ocupada por conta da internet.
Também fui a primeira pessoa que eu conhecia que teve um gravador de CD's. Se fosse um pouco mais inteligente hoje eu estaria rico, já que fazia cópia por cinco reais e gravava CD's personalizados por quinze, às vezes até vinte reais. Copiei muito jogo de Playstation.

É preciso lembrar que moro e sempre morei em Mairiporã. Por isso o ineditismo da coisa toda.

Naquela época a internet não passava de uma bela fonte de entretenimento. O meu era salvar gif's e imagens de desenhos dos quais eu gostava, jogar RPG nas salas de chat da UOL, encontrar uma galera no mIRC, conversar com os mais chegados no ICQ...

Mas tudo isso com uma grande diferença dos dias de hoje. Os relacionamentos eram muito efêmeros, rasos... Diferente do que vemos hoje, onde criamos uma sobrevida virtual que demanda tempo, preocupação, dedicação e, eu já disse tempo?

As redes sociais arruinaram os relacionamentos sociais de verdade! Por mais que pareça clichê.

Quase ninguém possuía acesso a scanner e câmeras digitais ainda eram um futuro próximo. A consequência disso? Menos fotos no espelho, menos fotos fazendo biquinho, menos fotos de comida, no geral... Menos fotos que me dão vergonha alheia.

Também já passamos pelo auge da liberdade na internet. O BOOM! do P2P. Apesar de acreditar que isso seja apenas um reflexo dos tempos do politicamente-correto que vivemos hoje. Mas de qualquer forma... Vai lá e tenta acessar o Mega Upload.

São características obsoletas de um refúgio virtual que hoje é enfadonho. Que evoluiu principalmente como meio de comunicação que fazemos questão de usar mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário